quarta-feira, 3 de outubro de 2012


CURRÍCULO REAL, OCULTO E PRESCRITO


Segundo Moreira e Silva (1997), a origem do pensamento curricular no brasil iniciou-se a partir dos anos 1920 e 1930, tendo como parâmetro diferentes teorias , principalmente a dos Estados Unidos, sob influência das ideias de  John Dewey e Kilpatrick, que criticavam o currículo tradicional da elite e defendiam ideias  progressistas.
Currículo é um dos tópicos privilegiados em que se entrecruzam saber e poder , representação e domínio, discurso e regulação. É também no currículo que se condensam relações de poder cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais.
O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e no desenvolvimento do aluno. É importante destacar que o currículo constitui o elemento central do projeto pedagógico , pois ele viabiliza o processo de ensino aprendizagem.
Segundo Sacristán(1999, p. 61) O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e cultura herdados e a aprendizagem dos alunos ; entre a teoria( ideias, suposições e aspirações)e a pratica possível, dadas determinadas situações. 
O currículo constitui o elemento nuclear do processo pedagógico, pois é ele quem viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. Sua projeção define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática.
De certo modo, o currículo é a expressão da cultura da escola com a sua recriação e desenvolvimento. Ao mesmo tempo que é um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria esta cultura projetando a cultura organizacional que se deseja visando à intervenção e transformação da realidades.
Sendo assim, a finalidade do currículo abarca não somente a propagação desta cultura, mas a transformação social. Neste sentido fica claro que o currículo é mais que cronograma das disciplinas, mas um instrumento regado de inspirações ideológicas e políticas.

Currículo Real

É aquele que acontece a cada dia dentro da sala de aula com professores e alunos, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino . A característica marcante deste currículo é a contextualização dos conteúdos. É a execução de um plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e significados. 
Essa metamorfose do conhecimento institucional ao conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento gerando, evidentemente, um saber significativo.

Currículo Oculto

É o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas em escola e na sala de aula, (Libâneo, p. 172). Ele representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepções que vigoram no meio social e escolar.
O termo oculto significa que ele não está prescrito, não a parece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem.
Portanto o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações.


Currículo Prescrito

O currículo prescrito atribui à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.
O currículo é um campo permeado de ideologia, cultura e relações de poder. Segundo Moreira e Silva(1997) pode-se afirmar que ideologia é a veiculação de idéias que transmitem uma visão do mundo social vinculada aos interesses dos grupos situados em uma posição de vantagem na organização social, ou seja, é um dos modos pelo qual a linguagem produz o mundo social e, por isso, o aspecto ideológico deve ser considerado nas discussões sobre currículo. 
Há diversos mecanismos que reforçam as desigualdades socioculturais nos sistemas educacionais, um desses mecanismos é o livro didático.
Assim como o currículo prescrito que vem pronto para o professor executar, o livro didático também é assim. O professor precisa ver o livro didático como um apoio um norte e não algo que o torne refém dele.






Referências:

Livro: Currículo, conhecimento e cultura escolar de Adriana Regina de Jesus Santos
http://ocurriculoescolar.blogspot.com.br/2012/08/curriculo-escolar-real-oculto-e.html 01/10/2012
http://pt.scribd.com/doc/51341093/O-QUE-E-CURRICULO 01/10/2012
http://youtu.be/xgWFOKF-4oQ 10/10/2012